terça-feira, 14 de agosto de 2012

IMPERIALISMO NO SÉCULO XIX

O que foi o imperialismo no século XIX ?

O imperialismo no século XIX foi as atitudes que cinco grandes países europeus que eram :
Inglaterra,Itália,França,Alemanha e Bélgica.Agiram de forma criando um processo de dominação política e econômica chamado de Neocolonialismo,esse processo de dominação capitalista estavam em busca de novas riquezas e matérias-primas e novas terras e novos mercados para abranger seu mercado consumidor,mas o principal objetivo desse sistema era dividir o mundo em potências capitalista, e explorar as terras descobertas nos continentes      
Asiáticos e Africanos.O neocolonialismo conseguiu seus objetivos usando ideia de levar as colônias suas tecnologias e ciências.

Porque o continente Africano foi partilhado?e por quem ?

A divisão do continente africano teve seu início na segunda parte do século XIX.Porém,foi um pouco depois,na conferência de Berlim que a delimitação da fronteiras da África atingiu seu ponto máximo.Nesta conferência foram decididas normas o serem obedecidas pelas potências colonizadoras.Apesar do intuito inicial da reunião ter sido o de acertaw os limites de interesses econômicos destes países na região,não foi possível alcançar um equilíbrio entre as ambições imperialistass de cada nação.A partilha do continente africano foi decidida pelos EUA e outros países.

Quais as causas da disputa entre as potências europeias ?

África subsaariana  uma das últimas regiões do mundo ainda não afetada pelo "Imperialismo Formal" e a civilização  tornou-se uma região atrativa para as potências europeias por razões econômicas e raciais. Durante uma época onde a balança comercial  Grã-Bretanha mostrava um déficit em seu crescimento, com os mercados continentais se encolhendo e, cada vez mais protecionistas devido a Grande Depressão, entre os anos de 1815/ e 1817 , a África oferecia ao Reino Unido, Alemanha e França entre outros países, um mercado aberto no qual se aproveitava o grande excedente de produção e um mercado que Importa mais da metrópole do que exporta.

Devido ao fato de o Reino Unido ter se desenvolvido como a nação mais importante da sociedade pós-industrial , os serviços se transformaram num setor da economia britânica. As exportações financeiras mantinham a economia do Reino Unido em pé, especialmente os investimentos de capital fora da Europa. Particularmente para o desenvolvimento de mercados abertos na África (predominantemente em assentamentos coloniais),Oriente Médio sul e sudeste da Ásia e Oceânia.
Além disso, o capital excedente era em geral mais rentável que investir no exterior, onde a mão-de-obra barata, competência limitada e matérias-primas abundantes desencadearam a grande exploração do continente africano. Outro atrativo para o imperialismo foi a demanda por recursos não disponíveis e ou escassos da Europa, - recursos dos quais os consumidores europeus já haviam se acostumados, e, a indústria do Velho MUndo se tornara novamente dependente.

Nome:Vinícius Rafael  Número:37 Série:9°C




Nenhum comentário:

Postar um comentário