quarta-feira, 24 de outubro de 2012

HACKERATIVISMO

1-O que é Hackerativismo?

R= Hackerativismo é uma maneira de promover uma ideologia política,liberdade de expressão,direitos humanos.
Hackerativismo é visto de dois modos: algumas pessoas acham que hackerativismo é uma maneira de se expressar pela internet para ter igualdade social,outros pensam que isso é uma maneira de acabar com a segurança no computador e na internet.

2-Quem são e como atuam os "Anonymous" ?

R= Os anonymous são um grupo de pessoas espalhadas por todo o mundo que apesar dessas pessoas terem opiniões diferentes,todos estão unidos para ter liberdade e um mundo livre de opressão.

3-Pequeno texto:

Hackerativismo é uma maneira de pensar e viver que promove a liberdade de expressão,direitos humanos.Muitos acham que hackerativismo é invadir o computador de pessoas para cometer crimes,e outros tem como pensamento que é um jeito de promover liberdade de expressão pela internet.
O grupo mais famoso pela liberdade de expressão são os "ANONYMOUS",que são pessoas espalhadas pelo mundo inteiro que tem essa ideologia de vida que busca os direitos humanos e consequentemente a liberdade de expressão.






quarta-feira, 5 de setembro de 2012

GUERRA FRIA




Guerra Fria 
1-O que foi a Guerra Fria ?

A guerra fria foi o nome dado ao conflito entre EUA,que defendia o capitalismo e a União Soviética(URSS) que era quem defendia o Socialismo.Foi dado o nome de "guerra fria" a este conflito porque essas duas potências nunca chegaram a se enfrentar com armas de fogo,mas as pessoas naquela época tinham medo que isso acontecesse porque as duas nações tinham armas nucleares.

2-Quando e de que forma este processo histórico se deu ?

A guerra fria ocorreu logo depois do final da segunda guerra mundial,ou seja em 1945,nos anos 1960 o bloco socialista se dividiu  e a China comunista se uniu com os EUA para "atacar" a União Soviética.Essa "guerra" aconteceu porque as duas grandes nações queriam dominar o mundo e por isso entraram em conflito por poder,a União Soviética acabou perdendo a guerra para os EUA,e teve seu fim em 1991.

3-Qual a participação de Gorbachev neste evento histórico ?

Gorbachev teve um papel muito importante nesse evento histórico,quando os países aliados a URSS começaram a sofrer com crises econômicas,Gorbachev "acelerou" o fim da URSS porque começou a fazer acordos com os EUA,que ficou muito fortalecido com esses acordos.A queda do muro de Berlim também influenciou no enfraquecimento da URSS,porque as duas Alemanhas se reunificaram após a queda do muro em 1989.

4-Quais países estiveram a frente deste evento histórico ?

Pelo lado Capitalista,os principais países foram: EUA,Canadá,Reino Unido,França,Itália e Alemanha Ocidental, e outros países.

Pelo lado Socialista,os principais foram:União Soviética,Alemanha Oriental,Hungria,China e outros países.

5-Quais as causas e consequências da Guerra Fria ?

A causa de haver a guerra fria foi a disputa de poder econômico entre EUA e URSS.As consequências deste fato foi um acumulo muito grande de armas nucleares , separação do mundo em dois blocos : socialista e capitalista,poder muito grande para os EUA que praticamente passaram a "dominar" o mundo.

6-Imagem que represente esse processo histórico.


Essa imagem significa que as duas potências estavam preparadas com muitas armas para se houvesse realmente uma guerra física entre as duas maiores potências na época.

7-Resumo sobre o trabalho:

A guerra fria foi um dos principais eventos históricos que houve,foi uma grande disputa política e econômica entre as duas maiores potências na época,que queriam "dominar" o mundo mas cada uma tinha seu modo de vida.
Os EUA queriam implantar no mundo o modo capitalista de vida e a União Soviética o modo Socialista. A "guerra" começou após a segunda guerra mundial,a URSS começou a perder força quando o muro de Berlim caiu em 1989,e também com a China Comunista se aliando aos EUA,Gorbachev que era o presidente da URSS teve que começar a fazer acordos com os EUA,que só se fortaleciam com esse acordos,em 1991 a URSS não resistiu e teve seu fim.















                                                                                                     


terça-feira, 14 de agosto de 2012

IMPERIALISMO NO SÉCULO XIX

O que foi o imperialismo no século XIX ?

O imperialismo no século XIX foi as atitudes que cinco grandes países europeus que eram :
Inglaterra,Itália,França,Alemanha e Bélgica.Agiram de forma criando um processo de dominação política e econômica chamado de Neocolonialismo,esse processo de dominação capitalista estavam em busca de novas riquezas e matérias-primas e novas terras e novos mercados para abranger seu mercado consumidor,mas o principal objetivo desse sistema era dividir o mundo em potências capitalista, e explorar as terras descobertas nos continentes      
Asiáticos e Africanos.O neocolonialismo conseguiu seus objetivos usando ideia de levar as colônias suas tecnologias e ciências.

Porque o continente Africano foi partilhado?e por quem ?

A divisão do continente africano teve seu início na segunda parte do século XIX.Porém,foi um pouco depois,na conferência de Berlim que a delimitação da fronteiras da África atingiu seu ponto máximo.Nesta conferência foram decididas normas o serem obedecidas pelas potências colonizadoras.Apesar do intuito inicial da reunião ter sido o de acertaw os limites de interesses econômicos destes países na região,não foi possível alcançar um equilíbrio entre as ambições imperialistass de cada nação.A partilha do continente africano foi decidida pelos EUA e outros países.

Quais as causas da disputa entre as potências europeias ?

África subsaariana  uma das últimas regiões do mundo ainda não afetada pelo "Imperialismo Formal" e a civilização  tornou-se uma região atrativa para as potências europeias por razões econômicas e raciais. Durante uma época onde a balança comercial  Grã-Bretanha mostrava um déficit em seu crescimento, com os mercados continentais se encolhendo e, cada vez mais protecionistas devido a Grande Depressão, entre os anos de 1815/ e 1817 , a África oferecia ao Reino Unido, Alemanha e França entre outros países, um mercado aberto no qual se aproveitava o grande excedente de produção e um mercado que Importa mais da metrópole do que exporta.

Devido ao fato de o Reino Unido ter se desenvolvido como a nação mais importante da sociedade pós-industrial , os serviços se transformaram num setor da economia britânica. As exportações financeiras mantinham a economia do Reino Unido em pé, especialmente os investimentos de capital fora da Europa. Particularmente para o desenvolvimento de mercados abertos na África (predominantemente em assentamentos coloniais),Oriente Médio sul e sudeste da Ásia e Oceânia.
Além disso, o capital excedente era em geral mais rentável que investir no exterior, onde a mão-de-obra barata, competência limitada e matérias-primas abundantes desencadearam a grande exploração do continente africano. Outro atrativo para o imperialismo foi a demanda por recursos não disponíveis e ou escassos da Europa, - recursos dos quais os consumidores europeus já haviam se acostumados, e, a indústria do Velho MUndo se tornara novamente dependente.

Nome:Vinícius Rafael  Número:37 Série:9°C




sábado, 2 de junho de 2012

REPÚBLICA VELHA

Nome:Vinícius Rafael  37 Série:9°C


Resumo Sobre a República Velha:

Primeira República Brasileira, normalmente chamada de República Velha (em oposição à República Nova, período posterior, iniciado com o governo de Getúlio Vargas), foi o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da república, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 30 que depôs o 13º e último presidente da República Velha Washington Luís.
Esse período de 1889 até 1930, chamado de República Velha, também ficou conhecido como "Primeira República", "República dos Bacharéis", "República Maçônica" e "República da Bucha", pois todos os presidentes civis daquela época eram bacharéis em direito.O primeiro partido republicano no Brasil, foi o Partido Republicano Paulista (PRP), criado na Convenção de Itu, em 1873. O PRP era um partido legalizado, apesar do Brasil ser uma monarquia. O PRP conseguiu eleger apenas três deputados na Assembleia Geral de Deputados, durante o império   do Brasil porém conseguiu infiltrar-se no meio militar, o que foi decisivo para a queda do império.


Segundo alguns, a República Velha pode ser dividida em dois períodos: O primeiro período chamado República da Espada, de 1889 a 1898 e o segundo período chamado República Oligárquica que durou de 1898 a 1930.


No primeiro período predominou o elemento militar e um grande receio da parte dos republicanos de uma restauração da monarquia. No segundo período, predominou os Presidentes dos Estados, na chamada Política dos Estados, vulgarmente conhecida por "política dos governadores", criada por Campos Sales, e sustentada em sua base municipal pelo tipo carismático do "Coronel".


A República velha conheceu seu fim na tarde de 3 de novembro de 1930, quando Getúlio Vargas tomou posse como Chefe do "Governo Provisório" da Revolução de 1930.


Conclusão sobre a República Velha:


Na minha opinião ouve sim uma revolução em 1930,porque antes dessa "revolução",o Brasil era um país que vivia de agricultura e ruralismo.
A partir de 1930 o Brasil começou um processo de intensa industrialização e urbanização;antes o país nunca assumiu uma responsabilidade entre Empregador/Empregado,depois dessa revolução o país assumiu o controle dessas relações trabalhistas.
Após esse período o Brasil ainda teve um novo processo que foi o "Estado Novo",que consolidou os projetos de 1930,depois dessa consolidação o Brasil entrou nesse processo de crescimento o que fez com que o Brasil hoje tenha se tornado essa grande economia mundial.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

SALVE 13 DE MAIO?

Nome:Vinícius Rafael     Número: 37   Série: 9°C

Salve 13 de Maio?

Na minha opinião o dia 13 de maio não é um dia pra se comemorar e sim pensar e refletir no sofrimento que os escravos tiveram no passado.
E também é um dia para as pessoas acabarem de vez com o racismo,muitos acham que 13 de maio é pra se comemorar ,mas na minha opinião do que adiantou os escravos terem sidos libertados se eles não arrumavam um emprego para se sustentar por causa do preconceito racial das pessoas.
Hoje em dia melhorou muito o preconceito com pessoas negras mas ainda à muitos casos pelo Brasil e pelo mundo.